O QUE É A HOMEOPATIA?

A palavra Homeopatia deriva da palavra grega HOMOISPATHOS, HOMÓIS significa “semelhante” e PATHOS “doença”. É uma técnica terapeutica baseada no “Princípio da Similitude”-“Similia Simillibus Curantur” (os semelhantes curam-se pelos semelhantes) enunciado por Hipócrates e organizado sob a forma de um sistema terapêutico, pelo médico alemão SAMUEL HAHNEMANN em 1796. Assim, uma mesma substância capaz de produzir determinado sintoma num indivíduo são teria a capacidade de curar este mesmo sintoma numa pessoa doente, quando dada em doses mínimas infinitesimais. Os medicamentos homeopáticos foram experimentados em pessoas sadias e a sintomatologia observada (sintomas: físicos, mentais, emocionais, etc) durante a experimentação, anotadas e comparadas entre os vários experimentadores. Estas informações correspondem à Patogenesia dos medicamentos, que reunidas formam as várias Matérias Médicas Homeopáticas.

O QUE É O MEDICAMENTO HOMEOPÁTICO?

Os medicamentos homeopáticos são preparados a partir de substâncias extraídas da natureza, provenientes dos reinos mineral,vegetal ou animal.A técnica de preparação dos medicamentos homeopáticos também desenvolvida por Hahhneman, utiliza procedimentos próprios na preparação dos medicamentos em que os mesmos são diluídos e dinamizados em escalas decimais(DH) e centesimais(CH).

No início das suas experiências, Hahnemann começou a diluir os medicamentos e verificou que quanto mais diluia, minimizavam-se as reações indesejáveis. Percebeu também que, ao fazer diluições sucessivas das substâncias e agitá-las diversas vezes,obtinha melhores resultados.Foi assim que chegou às doses mínimas.

Desta maneira, a toxicidade das substâncias é atenuada e o potencial curativo é aumentado. Ao processo de diluição seguido de agitação, dá-se o nome de dinamização (dinamis-vem do grego e significa força). Através da dinamização consegue-se despertar na substância a capacidade de agir sobre a força vital do organismo vivo.

COMO ACTUA O MEDICAMENTO HOMEOPÁTICO?

A acção assemelha-se a uma doença artificial semelhante à do paciente, introduzida propositadamente no organismo.Esta doença artificial provoca uma reacção que estimula a Força Vital, a Energia de Cura natural, inerente a todo o ser vivo,restabelecendo a Homeostasia, ou seja o estado natural de saúde e equilibrio. A homeopatia trabalha com a possibilidade de tratar o doente com medicamentos que estimulam as defesas do organismo, reforçando a sua imunidade e promovendo um equilibrio mais adequado aos processos físiológicos e psiquicos do ser humano.O medicamento Homeopático é administrado não somente no intuito de curar um sintoma orgânico, mas restabelecer o equilibrio vital do ser. A indicação e o uso dependem de uma análise profunda da totalidade dos sintomas do paciente.

HOMEOPATIA

A Farmácia Martins está especializada na preparação e comercialização de medicamentos homeopáticos. Temos laboratório próprio com pessoal experiente e qualificado, dotado com o mais moderno equipamento capaz de garantir elevados padrões de qualidade.

Como encomendar?

Faça a sua encomenda diretamente para o e-mail:

geral@farmaciamartins.com

Coloque em anexo a prescrição, válida, completa e legível ou a relação dos produtos que pretende e indique os seus dados pessoais: Contacto telefónico, morada e numero de contribuinte caso pretenda que o mesmo conste na sua factura.

Receberá a nossa resposta no mais curto espaço de tempo.